É necessário olhar além do contexto atual, para os potenciais desafios e oportunidades que estão surgindo.
De acordo com o relatório do Fórum Mundial da Economia;
as competências e aptidões esperadas são as habilidades que permitam aos colaboradores construírem, projetarem e trabalharem ao lado de sistemas tecnológicos.
Podendo haver um aumento de demanda por funções que dependem de características profundamente humanas e de capacidades como a empatia e a improvisação.
Abaixo descrevo três das habilidades mais desejadas:
📍Inteligência Emocional – Autoconhecimento para controlar os sentimentos, alterações de humor e tudo que envolve o nosso lado psicológico.
📍Pensamento Crítico – Sempre serão valorizados colaboradores que são capazes de julgar a qualidade das informações e do contexto atual.
📍Colaboração – Em meio a tanta tecnologia, os gestores devem buscar por funcionários capazes de interagir bem com a equipe, que sejam capazes de compartilhar conhecimento para trazer bons resultados para a empresa.
Resumindo….quem participou dos meus treinamentos vai se lembrar que sempre brinco:
“Não quero robô…quero processo com essência humana”🤖
O foco das habilidades estão ligadas aos aspectos que não “robotizam”; como as relações interpessoais que são praticamente impossíveis de automatizar como a criatividade, persuasão e colaboração.
Pensem nisso!