Um desafio de treinar equipes de vendas é lidar com produtos de alto valor agregado, é preciso que o profissional de vendas entenda claramente o que é vender “valor e não preço”.
É comum o vendedor ter dificuldade em vender um produto de alto valor monetário, o qual ele provavelmente teria dificuldades em adquirir. É o que brinco sempre em meus treinamentos:
“Vender com o próprio bolso só te atrapalha.”
Sempre que me deparo com essa situação (e acreditem é muito frequente), conduzo o treinamento para que o vendedor reflita sobre dois pontos:
1 – O cliente tem conhecimento que se trata de um produto mais caro, mas ele está fazendo o papel dele de consumidor, quando questiona preço e você deve fazer o seu papel de vendedor bem treinado e assertivo.
2 – A única maneira de se combater preço é ofertando valor, mas qual é a diferença entre Preço e Valor? ⚠️
Gosto de explicar de uma maneira bem simples, “Preço é o que você paga, valor é o que você leva”, assim além do produto o cliente leva uma excelente experiência de atendimento.🎯
Resumindo, cabe a você profissional de vendas demonstrar o valor do produto que você vende, ressaltando quais os benefícios que o seu produto tem a oferecer para o seu cliente, entendendo as necessidades, atendendo de forma fluída e encantadora.