Você quais são os desafios do momento do consumidor durante a jornada de compra?🤔
Resumindo é o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com uma empresa até a efetiva compra de um produto.
Abaixo compartilho com vocês as quatro principais etapas desta jornada do cliente.
Mas saibam que para cada uma dessas etapas, é preciso usar uma abordagem diferente para conduzir o cliente.
1-Descoberta:
Neste momento o cliente ainda não sabe que tem uma necessidade de compra.
O que você deve fazer nesta etapa é dar pistas para que ele mesmo o descubra. Desapegue-se de qualquer abordagem comercial neste primeiro momento.
O foco desta etapa é conhecer o seu cliente.
2- Compreensão:
Neste momento da jornada do cliente, o consumidor passa a reconhecer que tem uma necessidade específica que precisa ser resolvida.
A partir disso, a postura que esse cliente assume é a de busca por formas de resolver sua necessidade, que é quando ele percebe que não pode fazer isso sozinho.
3- Compra:
Na prática, ele já descobriu uma necessidade, identificou a solução e entendeu que a sua empresa pode oferecer o que ele precisa. É o momento de fechar a venda.
Logo, deixe bem claro as vantagens do seu produto e os diferenciais que ele oferece em relação aos concorrentes e mantenha o foco no “time da venda” para conduzir ao fechamento.
4- Recompra e Fidelização:
Quem trabalha com vendas sabe que tão vantajoso quanto conquistar um novo cliente é vender mais para quem já é cliente fidelizado. Trabalhe bem o pós venda.
Compreender a jornada do cliente e os desafios de cada momento é uma oportunidade para melhorar o atendimento e impulsionar os resultados do seu negócio.
Quando o vendedor entende cada uma das etapas, é mais fácil apresentar soluções que realmente tragam resultados e aumentem a produtividade.
Pensem nisso e boas vendas!