Sim, venda é um processo sequencial e o primeiro ponto a ser compreendido eu descrevo abaixo:
O raciocínio é simples, o resultado que irei atingir está relacionado ao processo que adoto. Se eu adotar um processo comercial impecável atingirei os melhores resultados possíveis.
Independentemente de minhas metas comerciais. Tanto eu posso superá-las quanto posso ficar abaixo do número.
Sendo assim, tão importante quanto monitorar a meta é gerenciar nosso processo comercial. Processo vem do Latim ‘proceder’ que indica a ação de avançar, ir para frente. Todo profissional de vendas precisa adotar um processo comercial. Alguns de forma mais estruturada outros de forma mais intuitiva.
O processo de vendas é a uma série de ações sequenciais que levam o cliente a realizar uma compra.
Embora muitos fatores possam influenciar a forma como esse profissional faz uma apresentação numa determinada situação, existe uma série sequencial e lógica de ações que, se seguidas, podem aumentar e muito as probabilidades de fechar a venda.
As empresas de maior sucesso são implacáveis no que se refere à administração do tempo e de sua produtividade em processos de vendas.
Etapas sequenciais do Processo de Vendas:
->Prospecção: consiste em analisar e estudar os potenciais clientes para o produto/serviço e quais suas características.
->Apresentação: nessa etapa o vendedor se apresenta em nome da empresa. É nesse momento que ocorre o primeiro contato com o cliente.
->Abordagem: a etapa que explica o motivo do contato sobre o que se trata da venda de um produto/serviço.
->Sondagem: etapa importantíssima onde serão extraídas informações do cliente durante a conversa, para que assim possa haver um processo de vendas mais assertivo.
->Negociação: aqui ocorre a apresentação da proposta, é nesta etapa que o profissional de vendas expõe os benefícios do produto ao cliente, tira as dúvidas e contorna as objeções.
->Fechamento: etapa de realização onde são esclarecidas quaisquer dúvidas finais sobre o produto e efetivação da compra.
->Pós-Venda: é a forma utilizada para fidelizar os clientes a sua empresa.
Gostou do conteúdo? Qual etapa da venda você gostaria de ter mais detalhes? Pergunte nos comentários.
Boas Vendas!