18 nov
Converter um cliente em uma loja física já requer uma postura engajada, sendo importante saber como se preparar para vendas.
Fazer o atendimento ao cliente online de modo assertivo requer ainda mais esforços.
Aquele ditado de que “um cliente satisfeito indica a sua loja para dez pessoas, mas um cliente insatisfeito fará uma divulgação negativa para vinte”, nunca fez tanto sentido como na prática do atendimento ao cliente online.
Abaixo destaco algumas boas práticas de atendimento ao cliente em vendas online:
- Mantenha sua equipe de atendimento bem treinada– Seja por telefone, app de mensagens ou redes sociais, mantenha o atendimento ao cliente online com o tom humanizado, de quem entende o perfil do cliente e está disposto a dar todo o suporte durante o fechamento da compra.
- Falar a língua do seu público-alvo, aproxime ao máximo a sua forma de atendimento à linguagem do cliente e tente se conectar ao seu modo de pensar e agir para compreender melhor seus anseios e expectativas quanto a um determinado produto.
- Considere todos os feedbacks fornecidos ao seu negócio, as redes sociais são o maior canal de feedbacks para as lojas que desejam entender o que pensam os consumidores sobre as suas experiências de compras. Esteja atento a tudo que for dito em relação à sua loja.
- Atenda com proximidade e evite a comunicação superficial, distante e padronizada.
- Esses são alguns dos fatores que causam insatisfação em um atendimento. A sensação de respostas prontas e robóticas é muito negativa para o engajamento do cliente com a loja.
É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende. A avaliação é positiva quando o cliente sente que há atenção especial ao seu questionamento.
Pensem nisso e boas vendas!