Com base em minhas experiências nos últimos anos, tive e tenho a oportunidade de conviver com muitas empresas diferentes.
Por isso resolvi compartilhar algumas reflexões;
Quantos são os sonhos, planos, e intenções que não saem da teoria?
Quantas são as frustrações causadas por esse motivo?
Tenho visto várias empresas que não conseguem materializar em realidade seus planos, principalmente os estratégicos. Faltam a elas uma competência essencial…a “Execução”.
Ressalto ainda neste contexto, a importância do Capital Humano para as empresas.
Pois o fato é que as organizações são geridas por pessoas e, sendo assim, padecem das competências e limitações humanas.
Para a Execução temos que levar em conta a capacidade humana em duas dimensões, a estratégica e a operacional.
O planejamento estratégico, como ato de definição de caminhos organizacionais, requer uma grande capacidade de análise e de se fazer escolhas.
O desafio é planejar uma estratégia ao mesmo tempo desafiadora e executável. Ainda no contexto estratégico, ao final do planejamento, é necessário gerenciar a implantação das diretrizes.
As pessoas devem a cada passo, avaliar se estão onde deveriam estar e se é necessária alguma ação de correção de rota. Esse processo é contínuo e requer boa capacidade analítica e de tomada de decisão.
A dimensão operacional é onde a estratégia acontece. A implantação das estratégias requer que a rotina responda aos desafios impostos pelas metas. Os projetos (operacionais e estratégicos) agem nesse âmbito.
As pessoas responsáveis pela operação tem o desafio de implementar as ações necessárias e também de identificar, analisar e reportar o desenvolvimento dos processos perante as necessidades estratégicas.
A comunicação é essencial para se trabalhar com estratégia, pois as pessoas precisam primeiramente entender muito bem os planos.
Depois devem ter capacidade de reportar o status do andamento e dos resultados dos processos, fornecendo ainda análises que sustentem o processo de tomada de decisão para a liderança.
A Execução da estratégia, tanto na dimensão estratégica como na operacional, requer, portanto, a existência de competências específicas.
Desenvolver ou adquirir essas competências através de qualificações e capacitação adequada é um fator especifico de sucesso para empresas que querem resultados positivos tornando a sua estratégia realidade.
“Não basta saber, é preciso aplicar.
Não basta querer, é preciso também agir.” Goethe