18 nov
A batalha de quem atua com gestão de pessoas ganhou novas nuances com a pandemia.
A função de ressaltar a importância das práticas de gestão de recursos humanos como estratégia para ampliar a competitividade empresarial e estimular as competências cognitivas e as habilidades comportamentais dos colaboradores provavelmente seja muito mais perceptível pelas organizações agora, durante a pandemia e com uma crise anunciada e comprovada.
Investir numa atuação estratégica de gestão de pessoas significa entender que um indivíduo é a condição essencial para alcançar produtividade, visto que se trata de um recurso valoroso, raro e difícil de imitar, afinal somos seres únicos!
O fato é que hoje o ato de gerir pessoas ganhou ainda mais importância estratégica, como um meio para as organizações responderem aos desafios desencadeados pela situação atual.
Ações estratégicas no âmbito organizacional como treinamento e capacitação não se tratam de despesas, mas de uma oportunidade de fortalecer técnica, cognitiva e comportamentalmente as pessoas para o enfrentamento de situações desafiantes, como a de uma pandemia.
Situações impostas como a que vivemos hoje, costumam gerar mudanças radicais na forma de operar o trabalho.
Visto que uma série de elementos de gestão foram deixados de lado no cotidiano organizacional dificultando as relações corporativas.
É comum ver líderes ou gestores totalmente perdidos diante das demandas emergenciais e desconhecidas trazidas num contexto pandêmico, porque não estão preparados para o momento.
Logo isso gera uma sobrecarga de trabalho com fluxos sem planejamento que só fazem angustiar, decorrente da falta de investimento no desenvolvimento dos seus recursos humanos.
Se faz necessário apropriar-se da necessidade de permanente interação com a estratégia do negócio, da formação e preparação tanto cultural quanto estrutural de uma administração flexível, sustentada por profissionais altamente capacitados, além da atenção às necessidades humanas daqueles que “vestem a camisa da organização”.
Investir no aprimoramento ou aquisição de habilidades de orientação pessoal e profissional, em metodologias de desenvolvimento, na coerência entre os procedimentos e em ferramentas adotadas pode muito contribuir para um ambiente corporativo mais saudável e produtivo diante de tantas mudanças e incertezas.