Quando seus colaboradores entendem a importância da sua função dentro da equipe e como podem contribuir de maneira significativa para o crescimento da empresa acontece a “mágica” que eu costumo chamar de engajamento.
Pensem comigo, conquistar novos consumidores tem se tornado uma missão para poucos e mantê-los fiel ao seu negócio é regra básica de sobrevivência no mercado, principalmente no contexto atual.
Mas para quem investe em treinamentos para sua equipe a missão pode ser menos árdua.
A questão essencial é que as empresas entendam a importância da capacitação da equipe no que tange a liderança, relacionamento e atendimento ao cliente.
Na maioria das vezes sua equipe é responsável pelo contato que a sua empresa mantém com os clientes, por isso, ao investir no treinamento e na capacitação da equipe para prestar um bom atendimento você faz uma aposta na otimização de resultados e consequentemente no aumento das vendas.
Mesmo quando você investe em outras áreas da sua empresa como por exemplo marketing ou aquisição de móveis e equipamentos ou mesmo na estrutura física, o objetivo é sempre o mesmo; aumentar a quantidade de clientes, melhorar o faturamento e fortalecer sua empresa no segmento que atua.
Pense em todo o investimento que você já fez e o raciocínio fica simples; cada consumidor perdido por não ter sido atendido de forma adequada significa o desperdício da verba aplicada na conquista deste consumidor e o que isso representa na prática…é o que eu sempre digo aos meus clientes “bons orçamentos e resultados estão escorrendo pelas mãos da sua equipe que pode não estar preparada para agarrá-los”
Preparar uma equipe para vender bem o seu produto, vai muito além de conhecimento técnico do produto e do perfil do consumidor que você pretende fidelizar, isso é a tarefa básica de qualquer equipe de atendimento.
Por trás de cada bom atendimento existe dois personagens um colaborador engajado e um cliente satisfeito!
Mas neste texto vou me atentar ao “colaborador engajado”; o primeiro passo para o engajamento é o exercício de pertencimento ou seja quando um colaborador consegue visualizar que ele pertence aquela equipe, que ele é peça fundamental no resultado da empresa ele passa a tomar atitudes claras em sua rotina de trabalho, ele se torna consciente da importância de sua contribuição para si mesmo e para a empresa.
Ele vai trabalhar motivado (lembre-se que motivação é interna) e essa mudança comportamental vai refletir diretamente no resultado pois ele se sentirá parte do time e com vontade de fazer as coisas acontecerem.
As empresas que investem em treinamento e oferecem aos seus colaboradores um alinhamento mais profundo com o propósito e a missão da empresa e tem como característica uma forma mais assertiva e promissora de alcançar seus objetivos.
O resultado será um trabalho com mais qualidade e produtividade, gerando satisfação e crescimento para todos.
Voltando ao tema central “quais são os benefícios do nosso treinamento para o seu negócio”, vou resumir:
1-Alinhamento do propósito da empresa com o perfil da equipe.
2-Desenvolver e ou aprimorar a “jornada de sucesso do cliente”
3-Fidelização do cliente através da gestão de carteira.
4-Liderança mais fluida baseada em desenvolvimento e meritocracia.
5-Engajamento da equipe com processos internos mais aderentes ao seu negócio.
Outro ponto importante que reflete e muito nos resultados é você como gestor enaltecer a diferença que o trabalho de cada um faz para o alcance das metas do grupo. A empresa é apenas uma empresa, se levarmos em consideração sua estrutura física.
Ela passa a se chamar organização, quando existem pessoas que trabalham para ela de modo fluido. E esse encadeamento de talentos é a “peça-chave” para garantir uma equipe de alta performance que contribua para o sucesso do seu negócio.